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Salada de polvo e batata-doce

Ingredientes (2 Porções)
1 batata doce
200g polvo
50g agrião
1 tomate
½ cebola roxa
Hortelã q.b.
Cebolo (cebolinha) q.b.
Pimenta 5 bagas q.b.
Vinagre de cidra q.b.

Coza o polvo e a batata-doce e reserve.
Numa taça coloque o agrião e as folhas de hortelã, o tomate aos cubos e a cebola em meias luas. Disponha o polvo às rodelas e a batata doce aos cubos, enfeite com cebolo picado e pimenta.
Tempere com o vinagre de cidra.

Valor Nutricional por porção

Calorias (Kcal) Proteínas (g) Lípidos (g) Hidratos de Carbono (g)
276 28,6 2,1 36,2

 

Perfil Nutricional da batata-doce
A batata-doce é um tubérculo com um sabor mais doce do que a batata comum, mas o seu perfil nutricional é muito mais interessante.
A batata-doce é constituída principalmente por Hidratos de Carbono com um baixo índice glicémico (IG), permitindo uma absorção mais lenta dos hidratos de carbono, com consequências benéficas a nível da saciedade e um impacto menos abrupto na produção de insulina. Para além disto tem quase o dobro do teor de fibra e quatro vezes mais cálcio, comparativamente com a batata comum.
A batata-doce fornece vitaminas, tais como a vitamina C e vitamina A, com propriedades antioxidantes, e minerais como o fósforo, potássio, cálcio e magnésio. As espécies com uma polpa de cor amarela conseguem conter quantidades significativas de carotenos, enquanto que a batata doce com polpa roxa contem quantidades elevadas de antocianinas.
A batata-doce pode ser utilizada como uma alternativa à batata comum para toda a população ou em casos específicos, como na diabetes. É um óptimo alimento para quem pratica exercício físico e pode ser incorporado por exemplo numa refeição pré-treino, tem um potencial efeito antioxidante e um papel benéfico na regulação da pressão arterial e por ser rica em fibras e ter um IG baixo pode ajudar a diminuir o apetite, num regime de emagrecimento.

Maria Inês Antunes
Nutricionista

 

Referências bibliográficas:
Barbara Krochmal-Marczaket.al. Nutrition value of the sweet potato (Ipomoea batatas (L.). Int J AAR Vol. 4, No. 4, p. 169-178, 2014
Bernhard H. Ludvik, et.al. The Effect of Ipomoea batatas (Caiapo) on Glucose Metabolism and Serum Cholesterol in Patients With Type 2 Diabetes – A randomized study. ADA – Diabetes Care January 2002 vol. 25 no. 1 239-240
Paul J van Jaarsveld, et.al. β-Carotene–rich orange-fleshed sweet potato improves the vitamin A status of primary school children assessed with the modified-relative-dose-response test Am J Clin Nutr (2005) vol. 81 no. 5 1080-1087

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